10 Nov 2011

Niacinamida: a coadjuvante com cara de “vedete”.

O título, claro, é uma brincadeira, mas a niacinamida - também conhecida como nicotinamida -  não é nenhuma novidade, pois é encontrada em cosméticos como sabonetes, loções e cremes, há bastante tempo. Só que para você identificar, tinha quepesquisar nos ingredientes da bula e lá estava ela, como uma mera coadjuvante em meio as outras substâncias ativas.

Então, por que escrever sobre ela? Por que é um ingrediente que tem tudo para ser a estrela do momento.

Niacinamida é uma forma ativa da niacina ou vitamina B3 (uma das oito vitaminas do complexo B) e estudos sobre ela têm mostrado uma variedade de funções quando utilizadas topicamente sobre a pele. Vamos a eles:

- Hidratação: a vitamina B3 ajuda a pele a produzir ceramidas e ácidos graxos, gorduras essenciais para fortalecer a barreira cutânea e manter a pele protegida e hidratada. Tenho comentando quase que diariamente sobre isso em minhas resenhas, mas volta a dizer que uma pele saudável (livre de irritações, vermelhidão, ressecamento..) deve priorizar por este mecanismo de defesa. Até mesmo inflamações como acne e sintomas de rosácea podem ser atenuados com o uso diário de niacinamida 3%. Numa comparação com a vaselina, que tem potencial umectante alto, a niacinamida mostra-se superior e com o benefício de não ser comedogênico.

- Manchas: concentrações de niacinamida entre 2 a 4% são prescritas para reduzir a hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele.  Não chegar a bloquear a produção de melanina de forma eficiente como outros agentes depigmentantes (hidroquinona, Kóljico..), mas atua impedindo a transferência final de melanossomos (cápsulas cheias de melaninas) para as camadas externas da pele (um gráfico sobre este processo). Em contrapartida, não causa irritação semelhante como a hidroquinona ou fotossensibilizante como os retinóides. Podemos acrescentar que ela melhora a luminosidade, rubor (devido ao fortaleciemnto da barreira dérmica) e palidez da pele (tom amarelado). Abaixo, uma fotos de testes feitos pela P&G (comentarei mais à frente sobre ela) sobre a redução de pontos escuros :

Niacinamide-age-spots

- Acne: niacinamida tem ação anti-inflamatória semelhante ao antibiótico clindamicina (nota: meu ingrediente preferido para combater inflamações causadas por espinhas e foliculite), sendo que este a longo prazo pode causar resistências bacteriana e perder sua eficácia, enquanto que com niacinamida o mesmo não ocorre. Outro fator é que ela regula a secreção sebácea, mas o seu uso é mais indicado para sintomas de acne leve (grau 1) a moderada (grau 2).

- Antioxidante: o uso de niacinamida diário, em especial no período da manhã, ajuda a prevenir danos causados pela exposição ao sol e alterações no DNA da pele. Assim, niacinamida torna-se um ingrediente que, conjugado com filtros solares, colabora na prevenção do câncer de pele por ser um agente anti-tumoral. Também cabe mencionar que a niacinamida estimula as células cutâneas (fibroblastos) a produzirem colágeno, ocasionado mais firmeza à pele.

Quer mais? Podemos acrescentar que a niacinamida melhora a textura da pele por estimular a renovação celular; regenera o tecido cutâneo e colabora com a cicatrização; efeito anti-glicação (quando o açúcar se fixa nas fibras da pele e as enrijecem interferindo na elasticidade); boa tolerância em todos os tipos de peles, mesmo as sensíveis; boa adesão quando usada junto a outros ingredientes como retinol, glicólico, salicílico; boa estabilidade na presença de oxigênio e pode ser usado em diversos tipos de produtos (sabonetes, loções, filtros solares..) e, cabe lembrar,  é um ingrediente relativamente barato.

Bom, agora que você já conhece um pouco desta vitamina “mil-e-uma-utilidades” deve estar se perguntando quais os produtos que contém niacinamida. Vamos lá:

A linha de produtos da Theraskin disponibiliza alguns produtos com 4% de niacinamida, que é uma concentração muito boa para o tratamento da pele. Eu poderia destacar o gel Papuless: 

11111

A textura é em gel alcoólica (ponto negativo do produto, pois na bula não informa o tipo de gel e muito menos a concentração, que leva a crer que seja álcool etílico). O produto promete aquilo que já se sabe: uma alternativa para tratamento de acne inflamatória em substituição aos antibióticos usados para esta função.

Eu tenho este produto e aplico nas áreas críticas (testa e queixo) sempre após a limpeza noturna. Também aprecio o uso de niacinamida 4% na área afetada por lâmina de barbear, que me causa irritação e casos de foliculite. A curto prazo eu prefiro a clindamicina tópica, mas para prevenção e uso diário Papuless é uma boa alternativa.

A linha Theracne, voltada para cuidados da pele oleosa é outra que leva o ativo. Mais alguns produtos são os da Retinage: linha anti-envelhecimento que conta também com um derivado da vitamina A (retinaldeído), vitaminas C, E, ácido glicólico, entre outros:

Images

A Dermage é uma empresa que usa a vitamina B3 em seus produtos, como as linhas Secatriz, para cuidar de peles oleosas e acnéicas:

Linha-secatriz-dermage
E a linha Clarité, de prevenção de manchas, reformulou a fórmula facial e incluiu a niacinamida:

111

Uma linha que eu gosto muito é a Olay, da  Procter & Gamble. Aliás, a emrpesa utiliza muito a niacinamida e sugiro uma leitura do site com informações detalhadas e fotos sobre os estudos. Um produto que eu poderia destacar é o Sérum Regenerist: ótima textura acetinada por causa dos silicones presentes na fórmula, acabamento primer e conta com outros agentes anti-idade e umectante (vitamina E, chá verde, glicerina, pantenol, amino-peptídeo..) :

Olay-regenerist-serum-1-7-oz

Eu recomendo usar tanto pela manhã, antes do filtro solar, quanto à noite. Funciona muito bem para aplicar após  o uso de ácido noturno e prevalecer a sensibilidade da pele.Também destacaria o hidratante Total Effects, mas praticamente toda a linha tem niacinamida (nota: a Olay conta com vários segmentos, mas que são tão semelhantes os produtos que parecem apenas uma).  

Outra marca que eu poderia destacar também é a linha americana Nia24, ao contrário de todas as marcas que eu citei aqui, esta conta a niacinamida como o seu carro-chefe. São vários produtos com niacinamida 4%, desde hidratantes, limpadores, filtros. Recomendo pesquisar no site da marca. 

Nia

Para finalizar, eu não poderia deixar de indicar uma linha asiática: Freeplus. produzida pela Kanebo, é uma marca voltada para peles muito sensíveis e que promete melhorar a barreira de proteção da pele. Já está na minha lista de desejos alguns produtos da Freeplus, como a Emulsão Hidratante I:

4000000000000_b68e8954_f83e_4fc3_b421_3e29932903c9-400x400

Voltada para peles oleosas e com as seguintes indicações: refinar os poros, suavizar e hidratar a pele, textura leve e com rápida absorção. Conta com vários ingredientes como niacinamida, colesterol, extratos cítricos, além da ausência de álcool, óleo, conservantes e fragrância. A Freeplus tem produtos variados, inclusive “oil control”, minimizador de poros e filtros solares.

Eu incluí niacinamida junto com os meus ingredientes principais de cuidados diários (retinoides, Vitamina C...). Agora, passem a observar nos rótulos dos seus produtos de beleza de agora em diante para saber se a nossa “vedete” niacinamida está presente.

Referências:

http://health.yahoo.net/experts/skintype/my-favorite-skin-care-ingredient

http://www.pgbeautygroomingscience.com/topical-niacinamide-containg-product-reduces-facial-skin-sallowness-yellowing.html

http://www.futurederm.com/2007/10/30/spotlight-on-niacinamide/

http://www.pgbeautygroomingscience.com/topical-niacinamide-a-comprehensive-safety-overview-in-cosmetic-product-preparations.html