Niacinamida: a coadjuvante com cara de “vedete”.

10 nov

O título, claro, é uma brincadeira, mas a niacinamida – também conhecida como nicotinamida -  não é nenhuma novidade, pois é encontrada em cosméticos como sabonetes, loções e cremes, há bastante tempo. Só que para você identificar, tinha quepesquisar nos ingredientes da bula e lá estava ela, como uma mera coadjuvante em meio as outras substâncias ativas.

Então, por que escrever sobre ela? Por que é um ingrediente que tem tudo para ser a estrela do momento.

Niacinamida é uma forma ativa da niacina ou vitamina B3 (uma das oito vitaminas do complexo B) e estudos sobre ela têm mostrado uma variedade de funções quando utilizadas topicamente sobre a pele. Vamos a eles:

- Hidratação: a vitamina B3 ajuda a pele a produzir ceramidas e ácidos graxos, gorduras essenciais para fortalecer a barreira cutânea e manter a pele protegida e hidratada. Tenho comentando quase que diariamente sobre isso em minhas resenhas, mas volta a dizer que uma pele saudável (livre de irritações, vermelhidão, ressecamento..) deve priorizar por este mecanismo de defesa. Até mesmo inflamações como acne e sintomas de rosácea podem ser atenuados com o uso diário de niacinamida 3%. Numa comparação com a vaselina, que tem potencial umectante alto, a niacinamida mostra-se superior e com o benefício de não ser comedogênico.

- Manchas: concentrações de niacinamida entre 2 a 4% são prescritas para reduzir a hiperpigmentação e uniformizar o tom da pele.  Não chegar a bloquear a produção de melanina de forma eficiente como outros agentes depigmentantes (hidroquinona, Kóljico..), mas atua impedindo a transferência final de melanossomos (cápsulas cheias de melaninas) para as camadas externas da pele (um gráfico sobre este processo). Em contrapartida, não causa irritação semelhante como a hidroquinona ou fotossensibilizante como os retinóides. Podemos acrescentar que ela melhora a luminosidade, rubor (devido ao fortaleciemnto da barreira dérmica) e palidez da pele (tom amarelado). Abaixo, uma fotos de testes feitos pela P&G (comentarei mais à frente sobre ela) sobre a redução de pontos escuros :

Niacinamide-age-spots

- Acne: niacinamida tem ação anti-inflamatória semelhante ao antibiótico clindamicina (nota: meu ingrediente preferido para combater inflamações causadas por espinhas e foliculite), sendo que este a longo prazo pode causar resistências bacteriana e perder sua eficácia, enquanto que com niacinamida o mesmo não ocorre. Outro fator é que ela regula a secreção sebácea, mas o seu uso é mais indicado para sintomas de acne leve (grau 1) a moderada (grau 2).

- Antioxidante: o uso de niacinamida diário, em especial no período da manhã, ajuda a prevenir danos causados pela exposição ao sol e alterações no DNA da pele. Assim, niacinamida torna-se um ingrediente que, conjugado com filtros solares, colabora na prevenção do câncer de pele por ser um agente anti-tumoral. Também cabe mencionar que a niacinamida estimula as células cutâneas (fibroblastos) a produzirem colágeno, ocasionado mais firmeza à pele.

Quer mais? Podemos acrescentar que a niacinamida melhora a textura da pele por estimular a renovação celular; regenera o tecido cutâneo e colabora com a cicatrização; efeito anti-glicação (quando o açúcar se fixa nas fibras da pele e as enrijecem interferindo na elasticidade); boa tolerância em todos os tipos de peles, mesmo as sensíveis; boa adesão quando usada junto a outros ingredientes como retinol, glicólico, salicílico; boa estabilidade na presença de oxigênio e pode ser usado em diversos tipos de produtos (sabonetes, loções, filtros solares..) e, cabe lembrar,  é um ingrediente relativamente barato.

Bom, agora que você já conhece um pouco desta vitamina “mil-e-uma-utilidades” deve estar se perguntando quais os produtos que contém niacinamida. Vamos lá:

A linha de produtos da Theraskin disponibiliza alguns produtos com 4% de niacinamida, que é uma concentração muito boa para o tratamento da pele. Eu poderia destacar o gel Papuless: 

11111

A textura é em gel alcoólica (ponto negativo do produto, pois na bula não informa o tipo de gel e muito menos a concentração, que leva a crer que seja álcool etílico). O produto promete aquilo que já se sabe: uma alternativa para tratamento de acne inflamatória em substituição aos antibióticos usados para esta função.

Eu tenho este produto e aplico nas áreas críticas (testa e queixo) sempre após a limpeza noturna. Também aprecio o uso de niacinamida 4% na área afetada por lâmina de barbear, que me causa irritação e casos de foliculite. A curto prazo eu prefiro a clindamicina tópica, mas para prevenção e uso diário Papuless é uma boa alternativa.

A linha Theracne, voltada para cuidados da pele oleosa é outra que leva o ativo. Mais alguns produtos são os da Retinage: linha anti-envelhecimento que conta também com um derivado da vitamina A (retinaldeído), vitaminas C, E, ácido glicólico, entre outros:

Images

A Dermage é uma empresa que usa a vitamina B3 em seus produtos, como as linhas Secatriz, para cuidar de peles oleosas e acnéicas:

Linha-secatriz-dermage

E a linha Clarité, de prevenção de manchas, reformulou a fórmula facial e incluiu a niacinamida:

111

Uma linha que eu gosto muito é a Olay, da  Procter & Gamble. Aliás, a emrpesa utiliza muito a niacinamida e sugiro uma leitura do site com informações detalhadas e fotos sobre os estudos. Um produto que eu poderia destacar é o Sérum Regenerist: ótima textura acetinada por causa dos silicones presentes na fórmula, acabamento primer e conta com outros agentes anti-idade e umectante (vitamina E, chá verde, glicerina, pantenol, amino-peptídeo..) :

Olay-regenerist-serum-1-7-oz

Eu recomendo usar tanto pela manhã, antes do filtro solar, quanto à noite. Funciona muito bem para aplicar após  o uso de ácido noturno e prevalecer a sensibilidade da pele.Também destacaria o hidratante Total Effects, mas praticamente toda a linha tem niacinamida (nota: a Olay conta com vários segmentos, mas que são tão semelhantes os produtos que parecem apenas uma).  

Outra marca que eu poderia destacar também é a linha americana Nia24, ao contrário de todas as marcas que eu citei aqui, esta conta a niacinamida como o seu carro-chefe. São vários produtos com niacinamida 4%, desde hidratantes, limpadores, filtros. Recomendo pesquisar no site da marca. 

Nia

Para finalizar, eu não poderia deixar de indicar uma linha asiática: Freeplus. produzida pela Kanebo, é uma marca voltada para peles muito sensíveis e que promete melhorar a barreira de proteção da pele. Já está na minha lista de desejos alguns produtos da Freeplus, como a Emulsão Hidratante I:

4000000000000_b68e8954_f83e_4fc3_b421_3e29932903c9-400x400

Voltada para peles oleosas e com as seguintes indicações: refinar os poros, suavizar e hidratar a pele, textura leve e com rápida absorção. Conta com vários ingredientes como niacinamida, colesterol, extratos cítricos, além da ausência de álcool, óleo, conservantes e fragrância. A Freeplus tem produtos variados, inclusive “oil control”, minimizador de poros e filtros solares.

Eu incluí niacinamida junto com os meus ingredientes principais de cuidados diários (retinoides, Vitamina C…). Agora, passem a observar nos rótulos dos seus produtos de beleza de agora em diante para saber se a nossa “vedete” niacinamida está presente.

Referências:

http://health.yahoo.net/experts/skintype/my-favorite-skin-care-ingredient

http://www.pgbeautygroomingscience.com/topical-niacinamide-containg-product-reduces-facial-skin-sallowness-yellowing.html

http://www.futurederm.com/2007/10/30/spotlight-on-niacinamide/

http://www.pgbeautygroomingscience.com/topical-niacinamide-a-comprehensive-safety-overview-in-cosmetic-product-preparations.html

About these ads

96 Respostas to “Niacinamida: a coadjuvante com cara de “vedete”.”

  1. Carla 11 de setembro de 2013 at 0:10 #

    Nando desculpe comentar tãoooo atrasada ..mas talvez vc saiba explicar o por do desaparecimento dos produtos linha Olay nem lojas física e lojas virtuais …qual sua indicação de um “semelhantes ” ao regerelist ?

    • Nando Goober 11 de setembro de 2013 at 22:08 #

      Não reparei isso, mas tbm não ando procurando.. mas outro dia eu vi algumas coisas.. semelhante em termos de ingredientes ou propriedades de atuação??

      • Carla 11 de setembro de 2013 at 22:43 #

        Principalmente sobre os ingredientes , adoro extrato de green tea e a niacinamida . NAndo segundo algumas resenhas que li por aí , a niacinamida pode acarretar espinhas ? Desculpe minha ignorância se pareceu uma pergunta idiota . Eu tenho pele óleos e estou fugindo desses vulcões kkkk

      • Nando Goober 12 de setembro de 2013 at 19:27 #

        Qual estudo que vc leu? Poderia me repassar? Uma das atuações dela é justamente prevenir e tratar espinhas, encontrada em linhas para pele com acne. O Papuless é um desses produtos.. Desconheço que poderia gerar espinhas..

        abraços.

  2. pinnsia 12 de setembro de 2013 at 0:33 #

    Estou usando um creme que contém esse agente, chamado Secret Key Snow White Milky Pack. Minha pergunta é:Será que niacinamida, sendo um ácido, pode escurecer a minha pele se eu sair com ele no rosto durante a tarde? Que nem hidroquinona e outros ácidos clareadores escurecem a pele quando expostos ao sol e à luz branca.
    Será que com Niacinamida também é a mesma coisa? O que devo fazer? Queria usá-lo antes de sair porque o creme deixa minha pele muito linda, mas tenho medo que escureça por causa do sol.

    Obg!

    • Nando Goober 12 de setembro de 2013 at 19:25 #

      A Nia não é fotossensível.. e atua tbm para prevenir manchas… a atuação dele não é pele ação esfoliativa ou de outra forma que sensibilize a pele, como alguns ácidos renovadores.

    • Andreza 31 de outubro de 2013 at 0:53 #

      Também estou usando esse creme. O que vc achou dele? :) Estou gostando, mas nao vi muita diferença na minha pele.

  3. Priscila 27 de novembro de 2013 at 15:12 #

    Eeeeeeeh.. Até que enfim um blog brasileiro que me ensina algo de pele mesmo sem ser de um dermatologista! Melhor blog ever! Vou indicar seu blog no meu instagram, ok? Grata pelas informações!

    • Nando Goober 27 de novembro de 2013 at 21:08 #

      Claro.. e obrigado… mas ha blogs excelentes na minha lista de favoritos.. sugiro ler o Salada Médica e, de certo, vou perder o posto.. rs

  4. Tiago 25 de dezembro de 2013 at 23:11 #

    Olá. Estou usando o Papuless a 4 dias, pela manhã e à noite, após a limpaza com o gel de limpeza Theracne. Tenho a pele oleosa e acneica. Os pontos de inflamação estão sendo reduzidos significativamente, a textura da pele está mudando e ela se mantém bem hidratada e sem oleosidade. Estou impressionado com os resultados, principalmente por não causar irritação, pelo contrário, a irritação está diminuindo. Já usei diversos cremes e formulações tais como tretinoína a adapaleno com peróxido de benzoíla. Muito interessante sua matéria. Obrigado.

    • Nando Goober 2 de janeiro de 2014 at 10:56 #

      Oi Tiago,

      Que bom que você teve esses resultados.. eu sempre gosto de ter niacinamida na minha rotina. Está usando apenas ele como tratamento?

      abs

  5. Gabriel Torres 2 de janeiro de 2014 at 19:04 #

    Oi, Nando! Acabei de conhecer o seu ‘espaço’, e o apreciei muito. Você sabe me dizer se o Papuless é bom para Rosácea? Pois estou com o nariz e testa cheia dessas papulas, que coçam, me irritam, rs. Só fico com medo de por ser de base alcólica, irritar mais a minha pele, queimar, sei lá. Eu queria aplicá-lo antes do Rosaliac AR à noite. O chato é que ele precisa de prescrição,né? Ah, me relate se você já teve alguma experiência com o Adapaleno. Abçs!!!!!!

    • Nando Goober 4 de janeiro de 2014 at 10:18 #

      Cara, mt obrigado.

      O ativo do Papulesse pode ser ótimo para rosácea porque ele melhora a função da barreira, tem ação hidratante, reduzi irritações, tem efeito anti-inflamatório.. a questão do álcool pode ser um ponto negativo, mas particularmente, não achei o produto irritante por causa disso.. recomendaria vc pedir a sua dermato algumas amostras para testar. Nunca comprei o Papuless com receita, não é medicamento.

      Já usei Adapaleno, acho ótimo para casos de acne, mas no seu caso, não recomendaria.. pode ser bastante irritante.. a concentração mais alta irritou a minha pele, usaria apenas a mais baixa.

      abs

      • Gabriel Torres 4 de janeiro de 2014 at 14:29 #

        Pois é, quando a minha dermato comentou sobre o Adapaleno, eu achei meio estranho e fim recorrer, mas o que eu sei é que o Azelaico – Azelan 15% tem sido muito bom pra tratar além da Rosácea, espinhas, melhora a coloração da pele, e tal. Me corriga se eu estiver errado em algum quesito,rs. Ah, Nando, embora este blog seja escrito por um homem, ele é bem eclético, e se você puder me dar umas dicas básicas sobre maquiagem pra camuflar essa aparência de ‘moranguinho carioca’, eu te agradeceria mais. Eu ouço falar muito bem da Bare essentials, que é toda orgância e não maltrata o meu tipo de pele, mas como eu nunca nem passei um pó, imagine o desastre? rsrs. Bom fds!!!!

      • Nando Goober 9 de janeiro de 2014 at 10:51 #

        Oi, mas você queria dicas para make em geral ou apenas para camuflar o rubor? Há linhas específicas para isso, como a Dermablend.. há corretores para imperfeições, no seu caso, seria indicado um na cor verde.. várias emrpesas têm. Depois, vc usaria algum pó translúcido para atenuar.

        Esta base, da linha White Lucent, ajuda a prevenir e atenuar manchas, tbm melhora a aparência da pele, por que tem algumas cores/ camuflagem. No seu caso, seria o verde:

        http://www.vitativshop.com/Shiseido-White-Lucent-Brightening-Spot-Control-Base-UV-SPF35-21046000.htm

        No meu caso, uso um pó com FPS, ele ajuda a esconder um pouco e prevenir o rubor causado pelo calor e sol.. eu uso para segurar a oleosidade, selar o filtro líquido, fazer uma barreira física maior.

      • Nando Goober 9 de janeiro de 2014 at 11:18 #

        Na verdade não é uma base, é um primer.. p ser usado antes da make, vou tentar testar um dia a cor verde..

      • Kethlyn 16 de abril de 2014 at 16:24 #

        Nando,
        Teria algum problema eu usar adapaleno+ AS a noite e pela manhã o Papuless?
        Beijos, obrigada.

      • Nando Goober 19 de abril de 2014 at 13:10 #

        Depende de sua sensibilidade.. incompatibilidade eu não vejo.. mas eu não ando associando vários ácidos mais.. O Differin (adapaleno) não deu muito certo com AS, no meu caso, mas você poderia alterná-los, à noite, e manter o Papuless (dia).

        Bjs

    • Mariah Martins 5 de janeiro de 2014 at 2:06 #

      Ola Gabriel
      Voce ja experimentou o AntiRedness para a Rosacea? Ele melhorou muito a minha pele, o creme é verde e qdo entra em contraste com o vermelho da pele uniformiza totalmente deixando a pele bem clarinha….eu uso o Fisiogel AI como hidratante, em seguida o antredness e por último o filtro solar…uma combinaçãoperfefeita para mim…melhorou muito a aparência da minha pele…..hoje ando no sol e nem fico mais vermelha……graças à Deus…..e nem qdo fico muito estressada.;-)

      • Nando Goober 9 de janeiro de 2014 at 10:42 #

        Qual Antiredness..? pergunto porque várias empresas tem um produto assim, anti-rubor. Há corretivos ou camuflagem que usam de cores para atenuar imperfeições, o verde é usado para manchas vermelhas e rubor facial. Achei interessante esse que falou, se além de ativos para reduzir o rubor, ainda camufla..

  6. Gabriel Torres 4 de janeiro de 2014 at 14:30 #

    PS: ” vim” e ” corrija”.

  7. Flavia 9 de janeiro de 2014 at 3:32 #

    A Sebamed é outra marca que possui niacinamida em quase todos os seus produtos, incluindo os sabonetes, que contém várias outras substâncias como pantenol, bisalobol, alantoína, vitamina E e extratos naturais. Pra quem tem pele problemática (acneica, sensível, com rosácea) é bastante recomendada. Fiquei muito fã, uma pena ser difícil de achar no Brasil.

    • Nando Goober 9 de janeiro de 2014 at 10:19 #

      Oi, não conheço esta marca. Obrigado pela dica.

  8. Thais 12 de março de 2014 at 17:24 #

    Adorei o post, comecarei a usar a niacinamida em umas bolinhas que apareceram nas minhas pernas (os pelos ficam encravados e dá aquela mancha), mas a medica que eu fui me passou manipulado em gel 4%. Eu nao sabia até entao que era bom para espinhas, voce acha que posso estar usando esse produto no rosto tambem sem dá nenhum problema e ter um bom resultado? Obs.: eu já estou fazendo tratamento para o rosto com outro medicamento (Differin 0,3)porem a pele continua oleosa e com espinhas. Desde já agradeço

    • Nando Goober 15 de março de 2014 at 14:28 #

      Sim, é indicado para tratar espinhas.. podes usar, mas veja com a sua dermato. Acho até interessante combinar com retinoides.. tem dermato q prescreve os dois na fórmula.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cetaphil Restoraderm e Nutratopic Loção Emoliente | Vanity Pills - 11 de outubro de 2013

    […] Niacinamida, que tem excelente função na recuperação da barreira da pele (e outras diversas funções que o Nando já descreveu aqui no Vanity Pills). […]

  2. Nature Republic Whitening Collagen Dream Mask Sheet | Vanity Pills - 24 de novembro de 2013

    […] A lista de ingredientes é tipica dessas máscaras japonesas, ricas em ingredientes umectantes, como glicerina e butileneglycol. Entre os primeiros ingredientes tem a minha “vedete” Niacinamida. […]

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 581 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: