Clareadores Japoneses – Parte V

13 dez

Vvv6

Para entender melhor quais os objetivos de um clareador japonês, consultei o site da Ratzilla Cosme e ele sugere que um produto desta natureza é indicado para tratar e prevenir transtornos hiperpigmentares como melasma, sardas, manchas solares e inflamatórias; prevenir bronzeados e iluminar o tom da pele. E confirma o que eu citei na primeira parte desta série de postagem: não tem efeito “branqueador” na pele, ou seja, não vai tornar ninguém mais claro que a sua aparência natural.

Os colaterais descritos em algumas pesquisas que eu tenho lido sobre clareadores ocorrem muito em faixa de pessoas com a pele escura que deseja obter um toma mais claro. Assim, usam concentrações elevadas, por tempos indeterminados e adesão de produtos químicos como chumbo e mercúrio para destruir os melanócitos. 

O único ingrediente que tem efeito clareador irreversível é a monobenzona (monobenzyl ether of hydroquinone) uma hidroquinona usada para tratamento de vitiligo universal, pois simplesmente “mata” a melanina da pele. Não convém falar deste despigmentante porque foge do tema e não quero dar margem para alguém achar que possa ser a solução definitiva para aquela mancha chata que não sai por nada!

Na ânsia de manter a pele sempre clara e livre de manchas, além da aplicação de injeções com ácido tranexâmico, descobri que alguns asiáticos também se tomam pílulas com glutationa e vitamina C. Glutationa é um aminoácido antioxidante usado em suplementos para melhorar as funções do fígado; melhoras as defesas do organismo e previne infecções. É usada em indicações para esportes onde o corpo precisa de bastante resistência e evitar baixa imunidade.

O efeito clareador da glutationa eu não encontrei nada bem embasado, mas sugere que ela inverte o metabolismo da melanina, transformando o pigmento escuro e tornando mais claro, controlando a melonogenêse. Em outras palavras: ela inibe atividade da tirosinase e transferência de melanócito para os queratinócitos. Mas isso como outros agentes clareadores já descritos aqui como o uso tópico.

Bn

Nenhum estudo relevante eu observei que esta substãncia em suplementação dietética fosse possível reverter o quadro de hiperpigmentação e até mesmo um efeito “branqueador” da pele – sim, há um marketing nisso também! A vitamina C possui efeito semelhante e nem por isso a ingestão dela vai ocorrer o mesmo processo. Sugere-se tomar de 10 a 20 mg por peso associado ao dobro em dosagem de ácido ascórbico, por, no mínimo, 3 meses. Tenho minhas dúvidas, mas não entrei muito a fundo nesta pesquisa, no máximo, acredito que possa ocorrer melhora na pele devido ao efeito antioxidante, como tomar chá verde.

Bom, concluindo esta resenha, comentarei de outros clareadores usados no mercado, vamos a eles:

- Ácido kójico (5-hidroxi-2-[hidroximetil]-4-pirona): assim como o arbutin, o kójico surgiu no final da década de 80 como uma alternativa natural para a hidroquinona. É obtido pelo processo de fermentação de uma bebida típica japonesa à base de arroz, o saquê. Ele seria, na verdade, um fungo aspergillus que se desenvolve em diversos tipos de cogumelos, como o koji (usado na fabricação do saquê). Seu grau de atuação ocorre por inibição da enzima tirosinase, devido à quelante do átomos de cobre.

Concentrações de 1 a 2% são usadas em cosméticos, com certo grau de irritação – sim, há divergências que ele não causa irritação como a hidroquinona, o que não quer dizer que não seja irritativo – mas com baixa fotossensibilidade – pode ser utilizado em cosméticos diurnos com segurança – além de ter efeito anti-inflamatório e antioxidante.

A Dra Baumann informa em seu livro “Cosmetic Dermatology” que dermatites de contato são associadas ao uso deste ácido, sugerindo o uso de 1% como padrão e concentrações acima de 2,5% com maior risco de desenvolver dermatite facial. Ela sugere tratamentos de 1 a 2 meses com esta substancia. Enquanto que no site Futurederm, é sugerido o tratamento em ciclos com a hidroquinona: kójico por 4 semanas/ hidroquinona por 4 semanas.

O grau de clareamento do ácido kójico é inferior a hidroquinona 2%, mas semelhante ou superior ao arbutin, por isso outras substâncias clareadoras são usadas em combinação com ele: arbutin, o ácido glicólico e, até mesmo, a hidroquinona, para tornar o tratamento mais eficaz. A Dra. Baumann informa que estudos comparados com ácido kójico e glicólico mostrou-se mais efetivo que a combinação de glicólico com hidroquinona apenas. Mas enfatiza que uma fórmula contendo ácido glicólico 10%, hidroquinona 2% e ácido kójico 2% mostrou-se superior no tratamento de melasmas.

Por ser tão fotoestável quanto à hidroquinona, torna-se mais seguro preferir formulações industriais que manipulados. Há o uso de um derivado, o ácido kójico depalmitado (kojic dipalmitate), mais estável, porém menos eficaz como clareador segundo este artigo. Porém a empresa japonesa Kosé conseguiu melhor estabilidade do ácido kójico e disponibiliza numa linha especial, que indicarei na seção de produtos.

Uma curiosidade: assim como as nossas avós indicavam passar sumo do limão para clarear manchas de sol (não façam isso!!), no Japão alguns podem usar o saquê para clarear manchas no corpo. Não por menos eu achei até desodorante com ácido kójico para clarear manchas nas axilas e rol-on para manchas nas pernas.

No Japão, entre 2003 e 2005, o Ministério da Saúde e Bem-Estar que regulariza os “quasi drug” – seria algo como o FDA (EUA) ou Anvisa (BR) – estudou a possibilidade do ácido kójico ter potencial cancerígeno, mas foi considerado depois como um ingrediente segura para uso.

Em testes feitos em camundongos, verificou-se que o ácido kójico usado em aditivo alimentar indicava potencial tumorgênico no fígado. Mas, em novos estudos, in vitro e in vivo, usando concentrações 3,0% de ácido kójico não apresentaram resultados de mutações no DNA, sendo assim, concluiu-se que risco do ácido kójico para exercer ação cancerígena é bastante baixo na pele: “Nenhuns nódulos cutâneos foram observados em peles de animais devido ao tratamento com ácido kójico, portanto, ele é considerado por não iniciar qualquer atividade de ação carcerinogênese na pele. Por meio dessas conclusões, o ácido kójico é praticamente seguro como um ingrediente “quasi drug” clareador.”

- Produtos:

*Whitelogist EW Concentration Spots, Cosme Decorte (Kosé): essence (serum) com ácido kójico EW, mais estabilizado e que permite a pele receber o ingrediente profundamente em cápsulas, por uma tecnologia de “íons”:

Cosme-decorte-whitelogist-spots-concentration-ew-0-16oz-5ml_2mj2oa

*Albion Ignis Concentrate Whitening:

Igniswe

*Narcissus Total Defense, Naruko: uma linha voltada para hidratação, anti-idade e clareamento da pele: 

1123

- No Brasil:

*NeoStrata Pigment Lightening Gel 10 AHA: 2% de ácido kójico e 10% de ácido glicólico.

* Pigmnet Control – Biomedic: 2% de Ácido Kójico 2%, 10% de Ácido Glicólico e 0,4% de LHA.

* Melani D – La Roche Posay: Ácido Kójico, Lha e Mexoryl XL.

Pc

*A Linha D4 (Melora), Klassis (Theraskin) e Clarité (Dermage) são outros produtos, já indicados no post anterior, que levam ácido kójico.

- Licorice (alcaçuz): o ingrediente ativo glabridin (glycyrrhiza glabra) é extraído da raiz de alcaçuz. Usado topicamente para tratar eczemas e dermatites na pele, o extrato tem ação também despigmentante, pois inibe a atividade da tirosinase. Em concentrações tópicas de 0,5% mostraram-se favoráveis para inibir a hiperpigmentação decorrente dos raios UVB e tem boa prescrição para o tratamento de melasmas e manchas decorrentes de processos inflamatórios, com efeito similar a hidroquinona.

A Dra. Baumann informa que estudos em animais mostrou que licorice tem ação anti-cancerígena e supressão de tumores na pele. Outra particularidade do licorice é o composto licochalcone, ingrediente com propriedade anti-inflamatória que o torna eficaz para o tratamento de rosácea e ação anti-acne. Para melhor compreensão dos ínumeros efeitos de extratos de licorice na pele indico este estudo.

A linha de produtos Kosé Sekkisei Supreme contém Dipotassium Glycyrrhizate, extrato retirado da licorice com propriedades anti-inflamatórias e  clareadora, indicada para o tratamento de peles sensíveis e com tendência á formação de hiperpigmentação decorrentes da radiação solar e agentes inflamatórios. Neste artigo, por exemplo, verificam-se algumas propriedades do dipotassium glycyrrhizate, entre os já citados, teria desempenho na manutenção de ácido hialurônico na pele, melhorando os níveis de hidratação:

Sekkiseisupreme

*Linha Primal White, Infinity (Kosé): conta com arbutin, vitamica C glicosilada e licorice para tratamento e prevenção de manchas:

Vvv666

Kosé Sekkisei é outra linha que contém Dipotassium Glycyrrhizate além de 2% Glucoside Ascorbyl (vitamina C derivada, visto aqui) para melhorar clareamento da pele:

Sekkisei_main

A Sofina tem uma essence (sérum) com este clareador e o extrato de camomila que já comentei também aqui: Sofina Whitening Bihaku Essence

 

Img59100814

Breve farei uma resenha deste sérum clareador!

Um ambiente geral de outras substâncias whitening:

- Flavanóides: são polifenoídes encontrados em várias classes de vegetais, frutas e flores. Além de propriedades antioxidantes, muitos flavanóides também atuam no processo de melanogênese (aqui). Eu poderia citar alguns desses que são usados em clareadores no Japão: Aloesin: ingrediente derivado do aloe vera que inibe a produção de melanina por supressão da tirosinase. Seu efeito clareador se potencializa quando combinado em sinergia com arbutin (fonte)

Ácido elágico (ellagic acid): polifenol encontrado em plantas como gerânios, eucaliptos, chá verde e morangos, inibe a produção de melanina decorrente da exposição solar com efeito semelhante ao ácido kójico: quelante dos átomos de cobre. Concentrações indicadas para tratamento de distúrbios hiperpigmentares de 0,5% são prescritas com bons resultados e sem efeito reação citóxica (fonte).

- Adenosina (Adenosine 5′-triphosphate): embora não atue diretamente na supressão da tirosinase, ele previne o acúmulo de pigmento devido ao processo de renovação celular, levando à excreção da melanina da pele. Favorece o rejuvenescimento da pele. Concentrações de 0,3% de adenosina são associadas com outros clareadores para potencializar o efeito despigmentantes em tratamentos de melasmas e outras manchas escuras na pele.

- Ácido linoléico ou alfa-linolênico (Linoleic acid): ácido graxo insaturado retirados de óleos botânicos como de cártamo, age inibindo a melanina por ação degradativa da tirosinase. Possui também ação esfoliativa e renovadora celular e formulas lipossomadas com 0,1% de ácido linoléico são prescritas para o tratamento de melasmas e outras manchas ocasionadas pela exposição solar.

- Rucinol (4-n-butylresorcinol): derivado do resorcinol, inibe a produção de melanina e em concentrações de 0,1 a 0,3% mostraram-se favoráveis no tratamento de melasmas.

- Extrato de amora (mulberry extract): extratos e raízes de amoreira oriental são usados como agentes antioxidantes e despigmentantes. Atua na inibição da enzima tirosinase e prescrição tópicas com 0,4% deste extrato mostra ação semelhante ao ácido kójico no tratamento de manchas cutâneas.

Vvv3

*Produtos: Whitefficient Whitening (Shu Uemura) Marjoram and Lavender Brightening (Naruto) com ácido elágico; linha Skin79 co adenosina e arbutin e Whitissimo White Shot W (Pola) com rucinol.

- Niacinamida: já dediquei um post completo sobre este ativo da vitamina B3, onde comentei suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidante e clareadora. Diferente de todos os agentes despigmentantes citados aqui, a niacinamida atua como inibidor da transferência de melanossomos para a epiderme. Concentração entre 3,5 a 5% mostram melhores resultados na prevenção de manchas principalmente quanto combinados com outros agentes clareadores.

- Extrato de Soja (soybean): encontrado em leguminosas, como ervilhas, é outro agente que atua na inibição da transferência de melanossomos. É prescrito com a finalidade de prevenção de manchas por exposição solar e uniformidade da pele (fonte). Não é um clareador típico japonês e pdoe ser encontrado nos produtos da linha Roc.

- Ácido azeláico (azelaic acid): conhecido também como ácido dióico ou dicarboxilico e extraído de grãos de centeio, trigo e cevada, atua como inibidor da produção de malanócitos hiperativos por competir com a enzima tirosinase. Assim como o licorice, o ácido azeláico interfere na síntese do DNA dos melanócitos e mutações nas células, prevenindo cancerogênese. Alguns estudos apontam que o ácido azeláico a 20% exerce melhor efeito clareador comparado com hidroquinona a 4%, sem representar riscos de alergias e ocronose como este último. Tendo boa aceitação para peles escuras que são mais problemáticas com o uso de hidroquinona.

O ácido azelaico, embora tenha boa aceitação em todos os tipos de pele, não é comercializado em cosméticos, apenas como prescrição médica entre 15 a 20%.  Pode ser encontrado no produto Azelan gel 15% e azelan creme 20%. Particularmente eu gosto do azelaico e utilizo em combinação com tretinoina para tratamento anti-idade, pois ele tem um efeito moderado de renovação celular e antioxidante. Por ser um agente bactericida e anti-inflamatório, vem sendo prescrito em terapias contra acne e para pacientes com rosácea. 

Vvv2

*Produtos: White Reviving Skin Radiance Solution (Skin79) e Total Effects 7 in one (Olay) com niacinamida; Soya Unify (Roc) com extrato de soya e Azelan Cream (Intendis) com ácido azeláico.

Eis uma lista de muitos – não todos, fica impossível citar todos!! – de substâncias com ação inibidora da tirosinase/ transferência de melanócitos para os queratinócitos. Eu poderia citar, mas futuramente, Idebenona, Glutationa, Melawhite, entre outros, mas ficaria uma Bíblia. Para facilitar, inclui todos numa tabela mais assimilada. 

Sabendo utilizar cada um deles em terapias isoladas e combinadas, conhecendo seus benefícios e possíveis colaterais – lembrando que o grau de irritação pode depender do tipo de pele de cada um – confere um bom resultado a médio e longo prazo. Não adianta querer “apagar” o tempo de exposição solar que você teve por anos em algumas semanas. O uso diário de um controlador da enzima tirosinase ajuda a reduzir ou bloquear a produção de melanina.

O ideal é cada paciente, conforme a necessidade tipo de mancha, observar qual ingrediente responder melhor ao tratamento.

Paralelo ao tratamento com clareadores, você pode usar alpha hidroxiácidos como glicólico e láctico para aprimorar o tratamento. Eles não vão agir como um clareador comum, porém, como agem nas camadas superiores da pele, removendo-as de forma gradativa, de modo que este efeito ocasione a descamação das células dos queratinócitos pigmentadas. 

Em estudos mais recentes o efeito desses ácidos parece também atuar na inibição da tirosinase. O tratamento mais pertinente é usá-los com um agente despigmentante padrão. Os benefícios são bem maiores, obviamente, quando feito em peeling químicos de concentrações elevadas para descamação parcial das manchas.

O ácido retinóico é outro componente que desacelara a produção de manchas, embora também não seja considerado um agente despigmentante – eu vejo muitos usando-a apenas com essa função e acaba esperando demais como clareador. Ele diminui a transferência de melanossomos para os queratinócitos e dispersa as células epidérmicas pigmentadas, ocasionado assim, um tom mais uniforme da pele.

O efeito renovador também reduz a proliferação acelerada de melanina no estrato córneo. Tanto os AHAs, BHAs (ácido salicílico) quanto os retinóides facilitam a penetração de outros agentes de tratamento e resultados superiores são verificados quando o ácido retinóico é combinado com hidroquinona ou azeláico para tratamento de manchas solares do que o uso de tretinóina isolada. Concentrações de tretinoina 0,05% a 0,1% são usados para tratamento para a inibição de  transferência de melanossomos, enquanto que para a versão sentética adapaleno resultados similares são vistos com concentrações entre 0,1 e 0,3% com redução de efeitos colaterais.

*Produtos: Resist Clearly Remarkable Skin Lightening (Paula’s Choice) com BHA e hidroquinona; Resist Remarkable Skin Lightening (Paula’s Choice) com AHA e hidroquinona; Diacnéal (Avène) com retinaldeido e AHA; Retinage Plus (Theraskin) com niacinamida, AHA e retinaldeido; Glyquin XM (Valeant) com hidroquinona e AHA;

Vvv9

Finalizando este trabalho, tomei a liberdade de adaptar a tabela de clareadores destacada neste artigo e, assim, facilitar a pesquisa dos leitores na hora de escolher um produtos whitening:

Tabela1

Agora é aproveitar para tirar melhor proveito desses ingredienets para prevenção de manchas. Particularmente eu já tenho alguns na minha wishlist: ácido tranexâmico, licorice, niacinamida, magnolignan, kójico, extrato de camomila e azeláico, que se mostraram mais indicados para atuação em inflamações provenienets tanto da radiação solar quanto de outros agentes externos.

E você, tem algum clareador preferido? Conte-me melhor!

About these ads

53 Respostas para “Clareadores Japoneses – Parte V”

  1. Adriana Prado 14 de dezembro de 2011 às 13:26 #

    Quantos clareadores… Bem, acho que estou fazendo tudo direitinho, mas dá vontade de acrescentar mais algum.Faz tempo que faço tratamentos para melasma, mas acabo de descobrir que usei poucos produtos, nunca saí do básico. Já espero pela resenha do Sofina Whitening Bihaku Essence. Beijo

  2. Paulo Italo 14 de dezembro de 2011 às 16:06 #

    Ótimo artigo!Interessante a parte da vit C e da adenosina trifosfato. Faço suplementação de ambos (ácido ascórbico e coenzima q10). Mas, pelo pouco que conheço, tb concordo com vc: acredito que trarão algum benefício apenas por serem anti oxidantes.

  3. silvia 15 de dezembro de 2011 às 0:08 #

    Nando minha dermato passou para eu usar o Biomedic pigmento control da L Roche de manha, pois a noite faço uso do diacneal.Você sabe me disser se os componentes desse produto (acido glicólico+ acido kógico) são fotossensíveis? Pois estou com receio de usar esses ácidos pela manha, mesmo embora eu fique em casa e use protetor solar direto..

  4. Nando Goober 15 de dezembro de 2011 às 0:22 #

    Silvia, pode usar de dia.. a fotossensibilidade dele é mais baixa.. claro que sua pele não está livre de possíveis reações adversas… a Biazinha ão tolerou o Biomedic… mas são ingredientes seguros para usar de dia, fazendo uso de filtro solar. Aliás, são dois produtos que eu cito nesta resenha. Comente depois dos resultados!!

  5. silvia 15 de dezembro de 2011 às 0:44 #

    Nando usei durante meses o azelan quando eu amamentava, foi o único produto que o médico disse que eu podia usar, gostava demais, ele evitava cravos e espinhas e nessa época não tinha manchas, mesmo não usando protetor solar.Então ano passado eu resolvi usar adapaleno, minha pele ficou bem lisinha,sem acne, porem foi ai que começaram a aparecer manchas na minha pele, mesmo usando minesol oi control direto. Um dermato me disse que o problema foi o filtro que não protegeu direito a minha pele, já outra dermato falou que foi por causa da luz do computador., só sei que morro de medo de voltar a usar, mas sinto muita falta, Outro dia usei o epiduo por algns dias e o resultado foi maravilhoso: pele bem lisinha sem acne, porem percebi novamente o aumento das manchinhas e dos sinais, então parei de novo.Você sabe me dizer se o acido retinoico ou o adapaleno pode ocasionar manchas, mesmo a pessoa usando protetor solar?

  6. thalitta 15 de dezembro de 2011 às 1:02 #

    parabens pela dedicaçao Goober ,fazer posts com essa riqueza de detalhes exige tempo e dedicaçao ,pois vc nao é obrigado a fazer isso ,li todos seus posts e fiquei encantada ,certamente ja é um dos melhores blogs da net,claro junto com o Pedro.

  7. Nando Goober 15 de dezembro de 2011 às 11:10 #

    Silvia,Acredito que possa ter sido a fotoproteção inadequada.. foram exatamente manchas solares e não inflamatórias? Para um ácido ocasionar manchas ou você teria que não aplicar filtro corretamente ou ele gerar hiperpigmentação pós-inflamatória, mas você notaria isso com o desconforto. Manchas ocasionadas por problemas hormonais (tipo melasma ou cloasma) foi descartado, né? Retinoico é fotossensível, o adapaleno em menor grau, tanto que há médicos prescrevendo para usar de dia. Invista em filtro 100% físico, tipo o Sheer Physical UV Defense FPS 50 para você se proteger melhor da luz visível e invisível. É indicado até para peles sensíveis ou sensibilizadas por ácidos e peeling. Veja se melhora e depois retorn o uso de um ácido. Também sugiro usar clareadores que atuem na inflamação por UV, como o licorice, tranexãmico e na inibição da tirosinase. Boa sorte.

  8. Nando Goober 15 de dezembro de 2011 às 11:12 #

    Oi Thalita, muito obrigado. Sem vaidades – num blog sobre vaidade – eu tenho que fazer tarefa de casa todos os dias para escrever cada post.. e dá trabalho. Fico feliz quando alguém com um olhar mais atento elogia!!Bjs

  9. Roberto 16 de dezembro de 2011 às 15:05 #

    Aí, Dr. Goober….Já pedi o orçamento p Vania de mais coisas, incluindo o algodão Suzuran 240 unid. (nem uso mas quero)A loção Hadalabo azul, não…pq tava vendo e acho melhor p o meu caso só mesmo a Branca com nano ácido hialurônico, sabe…p quando a pele tiver seca pelos ácidos…E claro…as loções bifásicas da Elixir White e essa da Infinity Kose…nem achei a formula delas….

  10. Nando Goober 16 de dezembro de 2011 às 15:10 #

    Roberto, eu passei a fórmula da Kosé, acho que foi no post anterior….

  11. Roberto 16 de dezembro de 2011 às 15:29 #

    Aí, Dr.Há algumas semanas comprei este produto numa farmacia, mas só depois de muita pesquisa:http://www.sacks.com.br/site/produto.asp?id=8160Nem tava mais lembrando dele…esta semana parei com os ácidos e tava procurando algo mate que fosse manter a pele perfeita…tava até pensando em comprar o Touch Matt YSL…que pelas minhas pesquisas dizem ser o melhor p camuflar os meus poros do nariz, sabe…tava querendo variar do Magix e tb pq este tem muito silicone, que deixa a pele muito bacana, mas não é tratamento…o da YSL tb não, mas na loja testei e aprovei, acho que vou comprar, mas não pelo assalto aki, de uns R$ 230: socorro!Este Serum 365 é praticamente um primer…controla o oleo por horas….qto ao efeito clareador, não sei …pq nunca o usei seguidamente e tb pq não tenho manchas, mas a pele amanhece radiante… e o efeito claredor instantâneo é notado, ficando mais natural que o Magix…mas tende a esfarelar se aplicado grossa camada, mas grossa mesmo,,,no geral é tão bom que qdo acabar ele comprarei outro….Ele ganhou o premio de melhor serum pela revista asiática INSTYLE de Cingapura ou Singapura….Vendo esse clareadores incríveis Nando q vc posta, passei um que lembrei que tem um efeito mais que aprovado…realmente eu me perco nem sei mais o que tenho…acho q era mais feliz qdo tinha só uns 5 produtos p pele…

  12. Arlon Barbieri 17 de dezembro de 2011 às 13:03 #

    Que legal que incluiu os produtos da Paula! Uso o Resist Clearly Remarkable Skin Lightening com BHA e gosto muito.Ah, acho que o Diacnéal não é mais vendido, agora é Triacnéal (não tenho certeza).

  13. Nando Goober 17 de dezembro de 2011 às 13:06 #

    Oi Arlon, aliás, inclui por sua indicação e pesquisei sobre ele…Vou atualizar.. porque eu tenho visto os dois ainda comercializados, mas o Triacnéal entrou no lugar dele..Obrigado!

  14. Arlon Barbieri 17 de dezembro de 2011 às 14:33 #

    Estou olhando a lista de ingredientes de um tônico da Paula’s Choice que uso e ele também tem ingredientes interessantes para clarear: Skin Balancing Toner: http://www.paulaschoice.com/product/skin-balancing-toner/tonersEle tem Niacinamide, Adenosine Triphosphate (em concentrações relativamente altas), Tetrahexyldecyl Ascorbate…

  15. Arlon Barbieri 17 de dezembro de 2011 às 14:34 #

    Ah, e também tem Anthemis Nobilis (Chamomile) Flower Extract (extrato de camomila).

  16. Arlon Barbieri 17 de dezembro de 2011 às 14:39 #

    Também tem este tônico que gosto bastante: RESIST Advanced Replenishing Toner Skin Remodeling Complexhttp://www.paulaschoice.com/product/resist-advanced-replenishing-toner-skin-r…Ele tem ácido linoléico e vários outros ingredientes interessantes.

  17. silvia 19 de dezembro de 2011 às 0:37 #

    Nando encomendei algumas coisas com a Vânia, mas foram produtos matificantes, agora preciso de algo para clareamento de manchas, eu ia comprar a loção hadalabo, mais não tinha o tamanho pequeno (quero esses tamanhos para primeiro experimentar). Ela me falou de outras opções loção Kosé Sekkisei e do kit Aqualabel, você sabe me dizer algo sobre algum dos dois?Detalhe: queria algo que tivesse vitamina C.Desde já te agradeço!

  18. Nando Goober 19 de dezembro de 2011 às 10:57 #

    Arlon,E o que você acha deles na pele? Gosta dos resultados?

  19. Nando Goober 19 de dezembro de 2011 às 10:59 #

    Silvia, a lInha Sekkisei tem vitamina C, a mesma da loção Curél. É uma excelente marca. A Aqualabel é uma linha que eu pretendo testar em breve, já pedi alguns produtos da linha.

  20. Nando Goober 19 de dezembro de 2011 às 11:06 #

    Oi Roberto,Eu também estou perdido com tantos produtos..rs.. porque eu gosto de ter uma rotina e poder usar cada um de forma correta, então, acabo abrindo mão de algum para me adequar. Com o calor daqui agora só lavo o rosto, aplico a loção L’occitane e meu serum 10. Depois só filtro mesmo. Á noite eut enho que reversar entre as loções Curél/ Hadalabo e meus ácidos. Agora só compro mais alguma cosia quando encerrar outra. Se eu aplicar mais de três produtos, mesmo leves, na pele (não contando com produtos específicos, como para área dos olhos), a pele não fica saudável. A Vânia conseguiu um kit da Aqualabel.. quero testar..

  21. anna 19 de dezembro de 2011 às 19:56 #

    Opa! Queria comentar aqui e comentei sem querer no post mais antigo. Como pode ser q vc não veja lá, vou copiar e colar aqui xD :Nando! Desculpa fugir do assunto do post, mas queria contar… finalmente testei protetor japonês! Havia comprado um Bioré Pink e amostras do Sofina Jenne no Ebay e só agora chegaram minhas amostras. O pink ainda não chegou. Só que estou preocupada, pq ADOREI o Jenne, achei perfeito e milagroso XD e que deixou minha pele hiper matificada. Então estou com medo de não gostar do Bioré Pink, pq vc disse q é mais matificante que o Jenne, e acho q mais que isso vai ficar muito artificial. O q vc me diz…? Ele é bem mais matificante ou só um pouco?E muito obrigada por fazer eu finalmente gostar de usar protetores. :D

  22. silvia 19 de dezembro de 2011 às 23:39 #

    Nando como você usou MUITA coisa esse ano de 2011, queria te sugerir que fizesse um poster dos que você considerou “questão de sobrevivência” para sua pele.Quais você pretende comprar de novo? os que consideras indispensáveis na sua rotina facial. Acho que todos os seus leitores iriam amar o poster.

  23. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 0:04 #

    Aí, Dr Sofina….Cara qual o kit da aqualabel q a Vania tem, é p que tipo de pele?Ela tá com nova loção clareadora, mas acho que vou preferir só a hidratante, aquela Hadalabo (a branca), com super acido hialurônico.Nos útimos dias tava era pesquisando produtos p o meu Cabelo, raspei mas em uns 2 meses tô igual aos modelos da Ralph Lauren e aí quero que meus cabelos lisos, mas secos e sem brilho fiquem GG JOINHA JOINHA…com certeza vou investir em Kerastase…pq os da Moroccanoil são decepcionantes, como o Pedro disse só tem é silicone e pouquíssimo óleo de Argan, eu afirmo tb…Já os da Paul Mitchell. qdo não ficam óleo puro, como a Foaming Pommade (parece que passei óleo mineral, socorro)…entre outros…Esta semana vou sumir…só volto no final de jan…..ueba,férias….

  24. Arlon Barbieri Pedroso 20 de dezembro de 2011 às 6:39 #

    Fernando,Eu gosto bastante. O Balancing Toner parece água. Já o Resist Toner é mais hidratante, mas não deixa oleoso, nem pegajoso.

  25. Arlon Barbieri 20 de dezembro de 2011 às 6:45 #

    Roberto, ontem chegou algumas coisas que comprei para o cabelo, usei uma vez e gostei, mas não tenho opinião formada ainda. Li várias reviews antes e falavam bem. Os produtos são estes: TIGI Bed Head for Men Pure Texture Molding Paste 100mlTIGI Bed Head for Men Matte Separation Workable Wax 75gComprei aqui: http://www.feelunique.com/brands/tigi-bed-head/mensSchwarzkopf Professional OSiS+ Dust It Mattifying Powder 10gComprei aqui: http://www.feelunique.com/p/Schwarzkopf-Professional-OSiS-Dust-It-Mattifying-…Fica a dica.

  26. Nando Goober 20 de dezembro de 2011 às 12:04 #

    Anna,Que bom que gostou. Mas o Pink é mais mate, só que não fica artificial. Deixei-o guardado para dias mais quentes. Eu gosto do Jenne, mas tem momentos que só o Bioré salva!! E até reaplico com o Bioré quando preciso ficar muito tempo fora.Bj

  27. Nando Goober 20 de dezembro de 2011 às 12:08 #

    Silvia, Eu ão usei tanto coisa assim..rs.. na verdade, quase todos os produtos que eu resolvi resenhar são os que eu gostei – tirando o Anessa. Testei vários produtos, mas os que eu não gosto eu prefiro não escrever mesmo… Eu ainda estou testando tudo para saber o que eu vou anter. Certos são: Sofina Jenne, Bioré Milk, Bioré Foam, Sofina Beauté Emulsion… loções eu estou apenas usando cada uma, por que ainda vou testar outras…Bj

  28. Nando Goober 20 de dezembro de 2011 às 12:13 #

    Roberto,A Vânia conseguiu um para mim da linha White não é a white AC. Sou um tremenda fracasso para comprar produtos para cabelos.. praticamente só uso xampus e quando quero modelar, aplico algum gel misturado com umidificador e creme de pentear… eu tenho que tomar vergonha na cara e passar a cuidar dele melhor. Quanto mais eu que não deixo cachear e faço relaxamento todo mês. Boas férias para você!! Feliz Natal, Ano Novo e até ano que vem!! rs

  29. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 16:39 #

    Arlon, td bacaninha….Então cara, eu já usei muita coisa p o cabelo, já usei muito o Osis Dust It, um pozinho super leve e flocado, praticamente sílica pura, o segredo dele é aplicar somente na raiz do cabelo, p vc ganhar volume e textura, depois dos leave-in, depois do serum não sei, pq sempre qdo paso ele depois aplico mais serum p tirar um pouco do efeito branco/opaco que em algumas partes fica, sabe….acho que se o seu cabelo for liso e de normal a oleoso, vai ficar 10. O meu é liso, mas muito seco, passo leave-in e muito serum, mas ainda não encontrei os perfeitos, sabe p ficar com um cabelo <tom>Olha só a lista do PAPA dos Cabelos, MR. Biaggi:http://vogue.globo.com/diadebeaute/2011/10/os-13-favoritos-de-marco-antonio-d…Destes já estão certos o Potion 9 e algum da Kerastase Resistance, vou ficar com o KÉRASTASE RESISTANCE CRÈME DE JOUR FORCE CONTROLE.

  30. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 16:51 #

    Nando…então…Sabe, desisti de vez de comprar a nova modinha, os chamados Óleos de Tratamento….sem enxágue…A proposta deste é FABULOSA, mas nada mais são do que um enorme quantidade de silicones e pouquíssimo óleo de tratamento, vide argan, camélia, prímula, abacate, uva, enfim vc sente praticamente só os benefícios de um silicone super fino, nada mais, então DESISTI, de tão ínfimo que achei o Moroccanoil e tb o Mythic Oil L’oreal, dei, não quiz gastar tempo com isso.Qdo comprar os produtinho p cabelo da Wishlist, depois te passo o parecer do melhor…John Frieda são bons, mas nada excepcional, Paul Mitchel, qdo não é 8 é 80, não me adapto, Wella, são médios, Loreal Professional são medianos tb, agora vou investir nos Kerastase, sempre dava prioridade a produtos p pele e nos cabelos só trazia John Frieda, mas Kerastase é a bola da vez p mim, os que to paquerando são estes e claro, pesquisei muito e acho que são os melhores, EU ACHO…nunca usei mas to de olho:http://www.belezanaweb.com.br/kerastase/kerastase-reflection-chroma-cristal-1http://www.belezanaweb.com.br/kerastase/kerastase-reflection-chroma-riche-esshttp://www.belezanaweb.com.br/kerastase/kerastase-nutritive-oleorelax-slim-crhttp://www.belezanaweb.com.br/kerastase/kerastase-nutritive-extrait-nutriinsthttp://www.belezanaweb.com.br/kerastase/kerastase-soleil-huile-celeste-spray-

  31. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 16:52 #

    Nando, to postanto <parcelado> pq não tá aceitando eles grandes (por completo)Este último dizem que deixa ofuscando até a luz do sol, sem ficar oleoso, a maioria são p dar brilho, que é o que preciso…e claro uns hidratantes, mas acho que vou gostar é desse como leve-in:http://www.belezanaweb.com.br/sebastian-professional/sebastian-flow-potion-9-…Modelador vou ficar com este:http://www.belezanaweb.com.br/redken/redken-for-men-maneuvercera-de-modelagem…E claro alguns itens da Kerastase Homme…Qdo tiver meu parecer eu passo os mais bacaninhas

  32. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 17:15 #

    Arlon, esqueci….Tenho tb este pozinho, que é o concorrente do Osis Dust It:http://www.belezanaweb.com.br/lanza/lanza-healing-style-powder-up-texturizer-…Meu parecer: Este é mais concentrado que o Dust It, mais pesado, cheiro forte de aspirina e pode achar até que vem mais que o Osis, por ter 15 g, mas eles lado a lado acho até que o dust it contém mais, pq embora leve ele ocupa mais espaço por ser meio flocado…No cabelo não sei qual o melhor, pq este da Lanza comprei por comprar, pq tava com a cabeça raspada (p vc ver o meu nivel de SEM NOÇÃO, rs) e to usando ele no rosto….PARA TUDO…….

  33. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 17:17 #

    O L´ANZA HEALING STYLE POWDER UP TEXTURIZER……É INCRÍVEL p camuflar os poros, não sei a composição dele, pq não vem na embalagem e não pesquisei e como passava o Dust It p camuflar os poros (mas esse não gosto, embora na hora a pele fique PERFEITA, no entanto este efeito dure só alguns minutos, pq de tão fino logo ele some da pele, pode testar assim o seu DUst it, vc vai ter uma pele fabulosa, mas só por alguns minutosAgora este da Lanza garante (em mim) uma pele perfeita por algumas horas, vale mais do que a pena….Uala…Ah Nando, descobri este da Lanza há algumas semanas e por isso ainda não havia comentado e tb pq …claro é um produto capilar, que uso no rosto, ah…mas ele não foi feito p ser usado no couro cabeludo e raiz do cabelo?….Então….Mas uso ele somente micro quantidade e na zona T…..UALA.LA LA…PS.: postei parcelado pq não tá aceitando meus posts…acho que escrevo muito.

  34. Roberto 20 de dezembro de 2011 às 17:26 #

    Nando, me passa o link do kit Aqualabel White…A Vania acho que não vai conseguir meu kit Elixir White,,,vou ver se esse parece ser tão bom qto…

  35. Nando Goober 21 de dezembro de 2011 às 11:42 #

    Roberto, eu recebi só a foto: tem o Oil, o sabonete a loção e a emulsão. O sabonete parece que tem caolin.. Eu pretendo ano que vem testar tudo isso aqui:Tônicos:Shiseido Aqualabel White Up Lotion SShiseido Elixir Whitening Toning LotionKanebo Freeplus Barrier Repair Lotion 1Kanebo Blanchir White Deep Clear Conditioner Lotion 1Kosé Infinity Primal White Essence C Kosé Sekkisei Supreme Refining Lotion I Tratamento:Shiseido AquaLabel White Acne Essence Shiseido AquaLabel Bright White EXShiseido AquaLabel White Up Emulsion SKanebo Freeplus Oil Control EssenceFreeplus Barrier Repair SerumE escolher entre os melhores para usar diariamente.Desses, o kit vem com dois itens.

  36. Roberto 21 de dezembro de 2011 às 23:37 #

    Nando,,,,eu to na réstia….p ter elgun destes tb:Shiseido Elixir Whitening Toning LotionKanebo Blanchir White Deep Clear Conditioner Lotion 1Kosé Infinity Primal White Essence C Ah,,, o mini set da aqualabel é este, mas na versão White/Whitenning?http://bionna.com/kit/144-shiseido.htmlA quatidade é essa de cada item…Mas dos mini sets/kits o que mais me apeteceu foi aquele da Elixir White com 6 itens, é meu sonho de criança…..kkkkkk

  37. Roberto 21 de dezembro de 2011 às 23:40 #

    Dr. Goober…O link do kit CORRETO acho que é este:http://bionna.com/kit/143-shiseido.html

  38. Nando Goober 22 de dezembro de 2011 às 11:22 #

    Roberto, e esse kit msm, sendo que eu pedi a versão S. A versão do link é para peles secas. O problema do kit da Elixir White é que não tenho encontrado para peles oleosas. Mas eu quero suar poucos produtos.. da linha Aqualabel eu quero só o tônico, a emulsão e a essence. Não faço questão dos limpadores, pelo menos do foam. A espuma de limpeza nova da Bioré é o melhor sabonete facial que eu já usei na vida. Sou capaz de doar todos só limpadores que eu conseguir ou tenho só para usar ela.

  39. Roberto 24 de dezembro de 2011 às 14:41 #

    Venho por meio desta desejar a todosUM FABULOSO NATAL (COM MUITA UNIÃO E VERDADE)E QUE 2012 SEJA O MELHOR ANO DA VIDA DE CADA UMQUE TODOS OS SEUS SONHOS,PLANOS E PROJETOS SE REALIZEMMUITA LUZ E QUE O PODER DO UNIVERSO CONSPIRE A FAVOR DO BEM DE TODOS.

  40. Elis 13 de janeiro de 2012 às 14:40 #

    Meu problema tenho mancha bigode , aquela entre nariz e boca,e isso ta afetando minha auto estima ….help fora as manchinhas no rosto que não tinha e agora apareceram… mas essa tiro de letra, normal, mas o bigode ta tirando meu sossego, usei um renew clareador um tempo atras que deixou a pele um pouco irritada e o clariderme que corroeu minha cara!!! que raiva .. …será que da pra usar um creminho assim e ter algum resultado mesmo usando anticoncepcional (pilula)???? não posso deixar de tomar …

  41. Nando Goober 14 de janeiro de 2012 às 13:49 #

    Elis,O jeito é você adotar u ácido esfoliante co um clareador e fazer uso diário.. a sua pele não se deu com hidroquinona? Tente outro tipo para tratar sua melasma – provavelmente o bigode que você reclama. Outra alternativa e fazer peeling para descamar melhor.

  42. Elis 15 de janeiro de 2012 às 16:59 #

    primeiramente vou experimentar o klassis…e o protetor capital solei da vicky…na  realidade nunca havia me preocupado com isso pois as manchas ficaram viziveis agora em 2011 antes só pintas e sardas em lugares diga mos normais do rosto…mas vou deixar sua dica guardada para o futuro… Agradeço e adorei a resposta muitos sites, blogs… Jamais respondem…até a próxima…

  43. Nando Goober 16 de janeiro de 2012 às 23:59 #

    Oi Elis.. espero que tenha u bom resultado com as manchas.. minha amiga tem manchas no bigode e sofre.. basta um descuido que eles ficam evidentes, ou seja, sumir mesmo não acontece.. mas siga uma rotina usando clareadores sempre.. para manter camufladas..Bj

  44. Paulo Italo 2 de março de 2012 às 13:25 #

    Olá, Ferando. Como vai?Vc já usou o glyquin xm? Minha cunhada tem amiga que usou e disse que é muito bom.

  45. Nando Goober 4 de março de 2012 às 16:17 #

    PauloNunca usei, pois hidroquinona causa muito alergia na minha pele. Esse produto tem ua cocentração (4%) boa de hidroquoinona e glicólico (10%)Eu também sinto que o glicólico pode causar muita pinicação na minha pele. Ia preferir suar separado.O problema desse glyquin xm é a textura!!! Grossa, oleosa.. favorece mais peles secas…

  46. Ana 29 de junho de 2012 às 20:16 #

    Boa tarde Nando,Confesso que estou um pouco perdida diante de tantas opções de clareadores. =XTenho 26 anos e uso atualmente o Hada Labo Shirojyun Arbutin Lotion, que é um excelente hidratante, porém não notei nenhum efeito clareador após 3 meses contínuos de uso diário (2x/dia).Não tenho nenhuma alergia ou sensibilidade a nada, minha pele é bastante oleosa, com poros dilatados, tendência a acne e manchas. Qual loção (ou serum, não sei) clareadora de uso diurno você recomendaria, de melhor efeito hidratante, antioxidante, anti-inflamatório e controle de oleosidade? Se é que existe algo tão completo rs.Obrigada desde já. =)

  47. Nando Goober 1 de julho de 2012 às 15:56 #

    Oi Ana,Com tudo isso, não tenho em mente agora para dizer, mas a linha Aqualabel white tem ação hidratante , clareadora e melhora a sensibilidade, conta também com uma sub-linha específica para acne.Bom, há BB cream com essas ações que você busca: hidratar, clarear, matificar, anti-oxidante, tipo o Ettusais Mineral BB Cream SPF 30 PA ++.. tem outros, mas teria que pesquisar melhor para indicar. A Vânia comprou alguns BB com finalidade de matificar, clarear, hidratar e ação anti-inflamatória também.Bj

  48. Ana 3 de julho de 2012 às 15:48 #

    Oi Nando,Obrigada pelas dicas! Vou correr atrás da linha Aqualabel, li coisas muito positivas a repeito tbm.Quanto ao BB Cream, acabei comprando o BRTC Blemish Recover Balm, estou ansiosa pra chegar e testar ^^Parabéns pelo trabalho e minha eterna gratidão por nos apresentar esse mundo perfeito dos cosméticos orientais =)

  49. Nando Goober 3 de julho de 2012 às 16:13 #

    Ana,Ontem mesmo o Pedro publicou sobre um produto que leva o ácido tranexâmico:http://easttowestskincare.com/2012/07/03/simplificando-a-vida-com-shiseido-da…Vale muito usar tanto de dia quanto à noite ara prevenir manchas.. se gostar, há filtros solares com AT.

  50. T. 15 de maio de 2013 às 21:57 #

    Olá Nando, na sua opnião, que é muito importante para mim, pelo seu conhecimento nos cosméticos, produtos e especialidade no assunto, qual o produto atual do mercado internacional (japones, indiano, etc) que é mais forte e eficiente para clareamento da pele? Para manter a pele muito branca? Livre de bronzeados e tons acima do natural? O mais branco possível que minha genética permite? Desaparecer também com as manchas em pequenas regiões do corpo?

    Um para corpo e um para rosto? Quais seriam?

    Também, mais uma pergunta, qual produto, capsula, mais eficaz para ajudar com esses clareadores? O mais eficaz, na sua opinião?

    Eu sei que cada caso é um caso, varia de pessoa para pessoa! Mas com seus estudos no assunto, sua opinião, poderia me informar o de fato, preferido por você?

    Aguardo ansiosamente seu retorno! :)

    • Nando Goober 16 de maio de 2013 às 11:14 #

      Não acho que há um clareador melhor que o outro, na minha opinião o resultado virá do tratamento contínuo. E também saber usá-los em ciclos..

      Nenhum clareador vai clarear a pele além do seu limite natural, salvo tratamento para vitiligo que mata os melanócitos.. mas não são usados como cosméticos.. dependendo do seu histórico de sol.. quanto mais cedo usar proteção solar, roupas e outras proteções físicas, melhor. Quem optar por se proteger muito tarde, acaba tendo um tom de pele mais desgastado.. eu, por exemplo, peguei sol até os 20 anos, tinha pele bem morena, mas depois, com quase duas décadas de proteção, tenho a pele do tom natural, sem uma marca de sol.. isso sem clareador, pois não tenho pele pigmentada.

      Para manchas, teria que avaliar as suas: sol, hormonais, hiperpigmentação decorrente de processo inflamatório.. veja melhor com um médico.

      Cápsulas eu não sou mt fã, ha diversos nutrecosméticos que ajudam a prevenir problemas ocasionados pelo sol, mas não tenho análise comparativa para dizer, há apenas opiniões mesmo.. posso sugerir o Heliocare oral, por exemplo.. mas nunca usei.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Hadabisei Moisturizing Facial Mask Brightening | Vanity Pills - 7 de março de 2014

    […] com Ascorbyl glucoside,  derivado de Vitamina C que pode ajudar na prevenção de hipercromias e “iluminar” a […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 523 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: