Incompatibilidades entre cosméticos

25 jan

A leitora Clara Alva há pouco tempo sugeriu a ideia de um texto explicando sobre interaçõesincompatibilidades entre alguns ingredientes. Então, eu, o Pedro (East to West Skin Care) e a Meire (Salada Médica) elaboramos um artigo bem simples e objetivo sobre isso. O texto foi publicado no blog Stash:

Introdução

Interação medicamentosa é um evento gerado pela associação entre medicamentos ou pela associação entre um medicamento e agentes externos como alimentos, bebidas e luz solar. A interação pode se manifestar clinicamente com ausência de melhora, com agravamento do problema que você quer tratar e/ou com o surgimento de novas complicações.

Há exemplos clássicos de interação em Dermatologia como o risco aumentado de danos ao DNA quando o ácido retinoico que está aplicado em nossa pele entra em contato com a radiação solar ou o risco aumentado de sonolência e acidentes de trânsito quando estamos tomando um antialérgico para minimizar uma dermatite e consumimos bebidas alcoólicas (…)

Convido todos para continuarem a leitura no blog.

About these ads

37 Respostas to “Incompatibilidades entre cosméticos”

  1. Clara Alva 25 de janeiro de 2013 at 14:31 #

    Meu amado! Estou na rua e não poderei ler o texto na íntegra agora, más desde já lhes agradeço mto por mais este gesto de generosidade e altruísmo de vcs 3! Há apenas 2 meses e meio como leitora de vcs e eu já me sinto íntima, reconfortada aqui neste inverno europeu por ter encontrado 3 seres humanos do bem e que eu tenho como amigos; e vc em especial por td que já lhe disse e agora ainda mais tendo em vista tb as coincidências “pagãs”! Obrigada por tudo! Clara Alva

    • Nando Goober 26 de janeiro de 2013 at 12:50 #

      Oi Clara, depois comente lá no blog. Obrigado!! :)

      • Clara Alva 12 de fevereiro de 2013 at 9:11 #

        Oi meu lindo irmão de priscas eras! Saudades! Somente hoje pude ler o precioso texto de vcs lá no stash e claro que eu só tenho elogios a lhes fazer e mto a lhes agradecer. Já deixei 2 comentários lá, tá?, e algumas duvidazinhas tb…. Bjo querido, fique em paz!

  2. carlasiqueira01 4 de fevereiro de 2013 at 8:37 #

    A única imcopatibildiade que existiu entre cosméticos foi com meu bolso.

    Por exemplo, um creme de 200 pilas não é compatível com meu bolso kkkkkkkkkkkkk

    • Nando Goober 5 de fevereiro de 2013 at 12:02 #

      Aahhaa, mas nem precisa tanto.. eu também não dou, por isso que eu prefiro comprar de fora.. e também só estou usando coisas que eu realmente preciso… e recompor quando acabar.. tem meses que não compro loção, por exemplo… meus frascos de BH2% e Aqualabel estão durando uns 4 meses..

      • easttowestskincare 7 de fevereiro de 2013 at 1:55 #

        Loção é uma coisa que dura muito de modo geral…

        O que acho que dura muito pouco é serum, os meus sempre acabam rapidamente, mesmo quando espalham bem. :(

  3. Clara Alva 12 de fevereiro de 2013 at 9:22 #

    Pedro, já que vc apareceu por aqui, vou lhe perguntar algo já perguntado para o Nando, mas que o mesmo não sabe a resposta: vc saberia nos explicar pq o sérum CEFerulic da skinceuticals qdo vendido em caixas de 6 ampolas com 5 ml cada uma é beeeeeem mais barato que um só frasco de 30 ml? Se tais ampolas de 5 ml são produtos destinados tão somente a representantes e médicos, e de alguma forma o povo do ebay consegue ter acesso a elas ao ponto de comercializá-las, seriam as mesmas de confiança?, seriam as mesmas produtos ilegais, vencidos, descartados e coisas do tipo? Vc compraria essas caixas com 6 ampolas de 5 ml cada no lugar do seu frasco de 30 ml? Que “meda”! Obgda!

    • Nando Goober 15 de fevereiro de 2013 at 12:38 #

      acho que o Pedro não leu… pergunt eno blog dele. Bom, a editora do Futurederm só usam essas mini ampolas tbm!! Não devem ser ilegais, acho que o Ebay ia bloquear a conta… e falsifficadas tbm não são… mas ainda não tenho como responder.

      • Roberto 15 de fevereiro de 2013 at 16:35 #

        É ps são free sample, mas voltados p divulgação e distribuição entre os médicos.

      • Nando Goober 15 de fevereiro de 2013 at 16:45 #

        Mas é justamente por isso que a Clara quer saber: como eles vendem?? É ilegal? Porque era para ser distribuído e não comercializado..

      • Clara Alva 28 de fevereiro de 2013 at 9:36 #

        Oi Nando! Saudades! Preguntei ao Pedro sobre a questão das ampolinhas do CE Ferulic e ele me respondeu assim: “Não conheço a procedência destas versões vendidas no Ebay. Pode ser que sejam confiáveis, pode ser que não… ” Continuo, então, numa dúvida danada, pq é mto caro para mim este produto. Na inexistência deste produto, Nando, qual outra vit C vc usaria? Bjo, querido, obgda por td!

      • Nando Goober 28 de fevereiro de 2013 at 10:48 #

        Sim, tbm não descobri.. mas por precaução só compraria com vendedor de boa reputação, pelo menos nunca comprei nada falsificado ou adulterado.. eu mandaria um e-mail p empresa perguntando sobre essas vendas, seria mais simples.. por tabela, acho que eles iam avaliar.. eu não sei como ocorre com o Ebay, mas no ML um vendedor pode até perder a publicação se for denunciado ou uma empresa solicitar isso.

        Tem fórmulas assim da Kiehl’s que eu usaria..

  4. Clara Alva 12 de fevereiro de 2013 at 9:42 #

    Nando, comentário sem lugar!: vc viu um vídeo de propaganda do primeiro perfume da lolita lempica, da amore pacific, que o Pedro publicou lá no blog dele sob o título http://easttowestskincare.com/2013/02/05/muitos-lancamentos-da-amore-pacific/? Veja, vc vai gostar! Paganismo puro… Estou emocionada! Ah, eu sou da cor da atriz do filme, só p vc ter uma idéia de como é sua leitora-vampira! Bjos!

    • Nando Goober 15 de fevereiro de 2013 at 12:36 #

      Eu vi!!! Lindo comercial.. a menina e tão linda que parece um ser Feérico.. o bosque é incrível.. penso seriamente em sair do Rio e morar no Sul onde há lugares assim!!

  5. Rodrigo S 15 de fevereiro de 2013 at 14:55 #

    Oi Nando
    Como anda a experiência com o protetor da nívea (o mild)?
    Esta causando cravos em seu rosto? Esta usando-o diariamente?

    Estou com saudades de suas ótimas resenhas. abraço!

    • Nando Goober 15 de fevereiro de 2013 at 16:47 #

      Oi Rodrigo.. comentei hoje por aqui: estou sem o meu pc… e semana que vme publico.. aliás, acho que o Pedro tbm publicará a resenha dele sobre o Nivea Mild…

      Terceira semana de uso e nenhum cravo ou sensação de pinicação, repuxamento ou sofocamento..

      Fiquei de 8 até às 17 h outro dia com a única aplicação dele, o dia todo na rua, e não me queimei!!

  6. Julia Cristina 19 de fevereiro de 2013 at 14:36 #

    Oi, Nando. Estou com uma dúvida q não tem relação com este tópico específico. Estou usando há cerca de 15 dias um protetor q vc indicou: o Solanoveil Protetc Face Milk 50 OMI (vc mencionou justamente não lhe dar cravinhos, ao q lembro). Contudo, na última semana, começaram a aparecer espinhas internas no meu queixo e entre a boca e o nariz. Se a causa não for óbvia e imediata (período menstrual, por exemplo), sou péssima para avaliar o motivo das espinhas. Será q pode ser o protetor? Além dele, só uso Vitanol no rosto (creme 0,1%),mas não com muita frequencia, alternado com o Differin. Anti-rugas, só ao redor dos olhos. Respirar dá-me espinhas (dramática…), apesar dos meus 42 anos (comecei a ter espinhas só aos 35). Portanto, desisti de todos os cremes. Já inclusive testei um fluido q vc indicou (da Sofina Jene, eu acho), q me deu pontos pretos depois de 2 dias. O mesmo, por incrível q pareça, ocorreu com o Aqualabel White Up Lotion S (Vou usando tudo q não dá certo no rosto no pescoço.) Muito obrigada. Bjs.

    • Nando Goober 21 de fevereiro de 2013 at 21:50 #

      OI, o perfect que não me dá cravos.. mas o protect tbm foi tranquilo… bom.. “pode” ser que esteja te dando… isso é muito subjetivo… mas a sua limpeza é correta.. porque a loção aqualabel é tão líquida e n fica resíduo oclusivo na pele.. por isso estou achando esquisto dar cravos..

      bom, tente usar algo com adapaleno por baixo para tentar prevenir cravos..

      • Clara Alva 28 de fevereiro de 2013 at 12:08 #

        Ah, Nando!

        Esqueci: no que tange à formação dos cravos, vc disse que qdo vê um surgindo vc o trata e ele não prevalece. Como vc trata os cravos?

        Eu uso a clindamicina que vc indicou, só que nas espinhas, e faz e efeito nas espinhas das costas, nas do rosto não.

        Vc sabe qual AHA que a Meire usa para evitar os cravos?

        E por falar nela, ela fez uma resenha de um protetor da tracta para usar nos braços, e me lembrei de vc; só que vem com 60 gr e vc parece usar 200 gr por dia, né? Vc quer algum daqui de presente? Qdo eu for ao Brasil levo p vc. Bjo!

      • Nando Goober 4 de março de 2013 at 9:55 #

        Bom,

        Quando vejo formação eu aplico Epiduo ou Cindoxyl.. tenho tbm Vitacid acne que tem tretinoína e clindamicina. Clindamicina no meu caso é o único medicamento que resolve espinhas em poucas horas.

        A Meire tem vários, ela usa um da Dermatus e não lembro se ela usa o Derma Aaha..

        Eu comentei com ela pelo twitter sobre o protetor.. achei interessantee para o pescoço, mas eu gasto um tubo de 200 ml em menos de 1 mês.. rs.. para o corpo eu avalio mais o meu bolso… rs

        Ah, obrigado, mas não precisa… mas qual você usa no corpo?

    • Clara Alva 28 de fevereiro de 2013 at 9:54 #

      Oi querido! Olha eu aqui sugerindo outro post para vc, caso ainda o mesmo não exista: o que usar, de dia, por baixo do filtro, ou na rotina vespertina ou na noturna, para evitar os cravos e espinhas causados pelos filtros japoneses. Sei que alguns causam cravos/ espinhas, outros não, mas em MIM todos causam! E já vi que isso é queixa recorrente entre os que usam filtros asiáticos. Aí vc aproveitaria o ensejo e falaria tb de como tratar de cravos e espinhas em peles secas e maduras. Pois para as peles oleosas, jovens ou maduras, já li mta coisa. Eu estou ficando maluca aquí pq aquí eu nâo encontrei dermato que faça limpeza de pele, e já faz um ano que nâo faço! Estou cheia de cravos e isso me dá uma tristeza! Bjo e obgda por tudo!

      • Nando Goober 28 de fevereiro de 2013 at 10:41 #

        Oi Clara,

        Já debati sobre isso com a Meire: buscar formas de prevenir cravos usando filtros japoneses.. mas eles ocorrem pelo efeito oclusivo e mesmo usando um a loção queratólica ou anti-inflamatória por baixo, o efeito “tampâo” prevalece.. a Meire usa produtos como AHA, por exemplo, para prevenir.. mas em mim não resolve.. resolve para tratar depois ou quando começam a surgir.. dificilmente um cravo prevalece na minha pele, porque ao notar a formação eu já trato. No meio do dia eu “avalio” a minha pele, sempre.
        Mas eue stou há meses sem ter um sequer.. os últimos filtros que eu uso estão ajudando e o fato de não usar muitos produtos por baixo da proteção.

        Minha pele é do tipo que se usar mais de 3 produtos já teria problemas, mesmo com fórmulas leves.. e até fico feliz por não recorrer a make up… porque acho que seria um estrago ainda maior.

        Hoje eu apenas lavo, aplico meu tônico e emulsão aqualabel e filtro.. nem vitamina C eu uso mais.. talvez quando meu tônico acabar eu mantenha minha emulsão e uso um serum de vit C novamente.. já tentei dar uma de asiático e suar várias coisas na pele, mas não deu certo.. eu fui reduzindo as cosias até achar o equilíbrio.. e enquanto a minha pele estiver “boa”, não vou mexer em nada..

        Uma coisa que ferrou a minha pele foi quando eu resolvi tirar os ácidos para reduzir vermelhidão, al´me de não ter melhorado na sensibilidade, piorou nos cravos.. era respirar e ter cravos.. falo disso na resenha do redermic r..

        Uma coisa que eu acho engraçada: passei a observar a pele de todo mundo.. é raro encontrar gente que não tenha um cravinho no rosto… pele masculina então.. putz… as pessoas estão falando comingo e eu estou avaliando a pele..rs

      • Clara Alva 28 de fevereiro de 2013 at 11:57 #

        Vc é sempre tão prestativo, tão humano, Nando! Eu te adoro!
        Então, o Pedro me falou para usar ácido salicílico. Vc já usou algum bom que não seja da Paula? Qual mais forte vc me indica? (Acho difícil comprar coisas da Paula)
        E o tal do diferin? Há milhões de anos atrás eu o usei, mas não me lembro pra quê! Atualmente eu uso o Redermic R à noite, azelan de dia, cremes da olay à tarde. Limpo direitinho e tal, mas os cravos aparecem.
        Eu também tenho mania de observar as pessoas, mas eu vou mais além: eu imagino eu espremendo os cravos nelas ( será que sou sádica?), se for mulher eu imagino tb eu a maquiando, fazendo as sobrancelhas…! Na rua eu vou “varrendo” mentalmente as ruas, jogando os lixos nas lixeiras, plantando flores prá todo lado! Eu devo ter TOC!
        Bjo, querido!

      • Nando Goober 4 de março de 2013 at 10:00 #

        Obrigado :)

        Eu usava um da Neutrogena americana, com uma textura muito boa e baratíssimo.. o Pedro estava testando um da Olay.. eu não tenho cravos há bastante tempo, talvez porque estou mantendo uma rotina bem reduzida.. e como falei, mesmo usando produtos para prevenir cravos, se eu usar muitos produtos na pele, no final do dia eu terei assim mesmo..

        Bj

  7. Julia Cristina 19 de fevereiro de 2013 at 15:31 #

    Em tempo: eu faço a dupla limpeza diariamente, com o óleo e a espuma Kracie Naive. Bjs.

    • Nando Goober 21 de fevereiro de 2013 at 21:51 #

      ah sim… o kracie naive óleo limpa tudoo!!

  8. lucas 22 de fevereiro de 2013 at 20:39 #

    nando voce passa todas as suas loções/toners com a mão ou usa algodão, se sim qual ?

    • Nando Goober 26 de fevereiro de 2013 at 13:05 #

      Lucas.. despejo em gotas na palma da mão e aplico na face, como os asiáticos fazem tbm. Abandonei o algodão.. além das versões nacionais irritarem a minha pele ao esfregar, desperdiça muito. Minhas loções? tônicos hoje duram, em média, uns 6 meses.. antes com dois meses já estavam acabando..

  9. Clara Alva 10 de maio de 2013 at 22:34 #

    Oi Nando! Saudades! Deixei um recado estesvdias para vc em algum post, acho que no post do protetor Nívea, mas acho que vc não o viu. Está td bem com vc?

    Eu já li e reli este post das incompatibilidades inúmeras vezes, mas sempre tenho dúvidas. Estou pensando em fazer um gráfico do que pode e do que não pode, imprimir e pregar na porta do guarda roupa.

    Fiz um resumo, baseado no artigo da Tríade, das minhas conclusões e gostaria que vc me corrigisse. Aonde eu pus um ponto de interrogação, é onde eu tenho dúvida, e gostaria que vc dissesse se sim ou se não!

    O resumo é este:

    Vit C Ácida =>* não misturar com Niacinamida, nem com Retinol.
    * Mas pode misturar com outros ácidos, tipo Ac. salicílico, Ac. Glicólico, Ac. Azeláico, Ac. Kójico (?)

    AHA (Ac. Glicólico)=> * não misturar com Retinol.
    * Mas pode misturar com Vit. C ácida, com Ac. salicílico, com Ac. Azeláico, com Ac. Kójico , com Niacinamida (?) etc.

    BHA (Ac. Salicílico) => * não misturar com Retinol.
    * Mas pode misturar com Vit. C ácida, com Ac. Glicólico, com Ac. Azeláico, com Ac. Kójico, com Niacinamida (?) etc.

    Retinol=> * não misturar com Vitamina C ácida, com Ácido glicólico e nem com Ácido salicílico.
    * Mas pode misturar com Niacinamida, com Ácido Kójico (?) etc.

    Niacinamida=> *não misturar com vitamina C ácida.
    * Mas pode misturar com todas as outras coisas.

    Desde já, mto obgda e bom final de semana!

    • Nando Goober 13 de maio de 2013 at 12:35 #

      OI, passe-me a sua questão novamente, devo ter pulado na hora de responder.. :-(

      Dessas incompatibilidades eu respeito mais do Nia + Vit C pura

      Uso Bha e espero um tempo para usar Retinil, por ex..

      Glicólico eu n uso com Retinol p não irritar a minha pele..

      Mas vc vai encontrar misturas de vários desses ingredientes em produtos de beleza..

      • Clara Alva 20 de agosto de 2013 at 18:48 #

        Oi meu querido! Quanta saudades!

        Quero lhe pedir mil desculpas por não ter lhe agradecido a essa sua resposta, pois eu só a vi hoje :(! A caixa de entrada do gmail mudou, ainda não me adaptei, e estou deixando passar batido muitas coisas, a maioria dos emails vai para spam, uma doidêra.

        No final de maio fui ao Brasil e desde então dei uma parada no seu blog, já que vc tb estava viajando. Eu fico um tempo lendo o Pedro, outro tempo lendo vc, outro tempo lendo a Meire Linda, assim, em partes, senão enlouqueço! Então, depois que retornei do Brasil eu estava “devorando” os escritos dos seus colegas da Tríade. Agora começo a reler vc, meu querido.

        Quando eu estava no Brasil perguntei para minha dermato dessas incompatibilidades e ela me disse não saber de nada! Mas ela é legal, gosto dela, ela apenas foi honesta e me pediu para eu pedir para vcs a fonte/link de onde vcs aprenderam sobre a incompatibilidade de vit C ácida com Niacinamida, e as eventuais incompatibilidades da vit C ácida com demais outros ácidos.

        Qdo eu vi vcs falando da descoberta da incompatibilidade da vit C com a niacinamida me recordo de ter visto um link, em inglês, acho que de um lugar chamado “futuraderm”, algo assim. Lembro-me tb de alguém, uns dias depois, ter colocado outro link desse mesmo lugar (acho) falando da incompatiblidade tambénm da vit C com ácidos. Acho que li isso tudo foi aqui no seu blog. Vc sabe do que estou falando? Rs! Já faz meses que essa conversa toda ocorreu!

        Então, se não for abuso da minha parte e caso vc saiba de quais links estou falando, vc poderia me passá-los, por favor? Vou mandá-los para a minha médica. Caso vc ache esta minha pergunta impertinente, abusiva, não precisa responder, tá?

        Um grande beijo! Fique em paz!

      • Nando Goober 22 de agosto de 2013 at 11:57 #

        OI, por nada.

        Ah, essas incompatibilidades não são mt divulgadas.. a própria Dermatus, que tem um produto com Vit C ácida e Nia, comentou que não há… rs

        Recentemente o site Futurederm começou outra discussão: que Nia deveria ser usada com resveratrol.. mas ai, já entrou outros discordando disso..

        Na postagem há as fontes, com links dos estudos…acho que qause todos partem do Futurederm…

        http://www.futurederm.com/2012/10/25/should-niacinamide-and-l-ascorbic-acid-be-used-together/

        Na postagem há fontes de pesquisas..

        Na nossa postagem há outras, mas já são de conhecimentos dos Dermatus..

        Como tudo isso não se trata de uma ciência exata, futuramente podem ocorrer novas divergências.. quem sabe?

  10. Clara Alva 20 de agosto de 2013 at 18:54 #

    Esqueci de contar, Nando: depois de muuuuito economizar, acabei comprando o CE Ferulic da Skincelticals, totalmente influenciada por vc! Vc ainda o está usando? Se não, por que parou? Vc associaria esse CE Ferulic ao Azelan? Tipo passar o CE primeiro e depois, por cima, o Azelan? O negócio custou tão caro que eu morro de medo de passar qualquer coisa por cima e esta segunda coisa estragar os efeitos do primeiro! Obrigada por tudo, querido!

    • Nando Goober 22 de agosto de 2013 at 11:46 #

      Na verdade, eu comentei sobre, mas o que eu usava era o Serum 10.. o CE Ferulic eu não consegui.. minha pele irritou, provavelmente por causa da % de Vit C pura.

      Pode usar sim, mas vai depender da sua pele.. tem gente que sente a pele irritar quando usa Azelan.. mas se for testar, usa nessa ordem msm: CE Ferulic – Azelan.

      • Clara Alva 23 de agosto de 2013 at 16:18 #

        Oi querido! Muuuito obrigada por sua gentileza em me responder a todas as perguntas. Vc é sempre tão humano, tão bacana…, e eu não me canso de lhe destilar elogios, mesmo parecendo piegas.

        Minha dermato é mto boa, mesmo signo seu! (acho que a Meire Linda tb é Sagitário), muito humana, não é mercenária, muito honesta, recusa- se, por exemplo, a fazer lazer em meus vasinhos do rosto pois teme manchar minha pele (eqto. outros, por aí, saem fazendo lazer adoidado em todo mundo e não avisam dos possíveis efeitos colaterais); viaja todo ano para esses congressos, sempre dá amostra grátis do que prescreve antes de comprarmos o produto, adora o CE Ferulic etc, mas tem suas limitações por falta de tempo de se atualizar, por isso pedi prá vc o link da Futurederme para passar prá ela. Ela me disse que não conhece protetor japonês, que aprende muito com os representantes dos laboratórios e comigo ( hehe!, ela me disse isso antes de eu conhecer a Tríade, imagina agora, então…!).

        Aqui na Espanha tb há produtos com vit C pura e Niacinamida, infelizmente não estamos diante de uma ciência exata, né? E ainda bem que existem vcs para nos alertarem de tudo isso.

        Antes de comprar esse CE FERULIC, eu comprei, por indicação sua, um produto com vit C ácida da Kiehl’s com 10%. Eu não sirvo mto de exemplo não porque em mim nada arde, nem pinica, nem escama, mas eu ganhei uma amostra grátis desse produto, veio junto da compra, se vc quiser eu mando prá vc, tá?!

        Grande abraço, bom final de semana!

        Ps. Chegou ontem o meu nívea mild, outra compra “culpa sua”! Usei em cima de um tanto de coisa, e por cima ainda tinha a maquiagem. Fiquei com ele no rosto das 7 da manhã até meia noite e nada de espinhas ou cravos ou sufocamento como me ocorre com o Bioré branquinho. Estou in love! Obrigada pela dica.

      • Nando Goober 24 de agosto de 2013 at 12:00 #

        Oi, é tão bom encontrar um profissional assim.. eu já passei por vários.. a minha primeira dermato era excelente, foi quem introduziu várias coisas na minha vida.. só que depois ela ficou tão famosa…rs… abriu uma clinica com o nome dela, parou com os atendimentos e virou especialista em botox..rs..

        Daí, fui pulando p outras… tenho uma outra, tbm mt boa, só que ela deixa os pacientes esperando por horas.. sempre me estresso na espera.. porque a secretária marca consultas de 15 em 15 m, mas nessa, entra pacientes p aplicações de botox, preenchimentos, intervenções.. dai, desses 15 m viram 1 hora ou mais.. sem contar que a secretária marca a primeira consulta ás 8 da manhã, sendo que o horário da dermato chegar no consultório é às 9!! Poxa… quando ela chega já tem 4 pessoas aguardando, né? Só vou quando consigo uma vaga num horário que tá vazio.. como o consultório fica próximo de onde eu moro.. eu saiu correndo e chego lá. A mulher tem um acervo de tudo que é dermo-cosméticos..rs

        Tenho uma segunda que eu vou mais em emergências.. ela é mt carinhosa, mas já tão eficiente…. no geral, para tratar um problema de pele tenho que ir umas 2 vezes nela.. enquanto que os outros já matam de vez a charada.

        Ai, pulei p outro, agora médico, que é ótimo para tratar problemas na pele.. do tipo que pede até exames… mas para estética eu não gostei.. ele tem a “mão pesada”: minha mãe foi nele para retirar umas pintas e o cara fez um estrago.. minha mãe acha que ele não enxerga direito. Dai, eu tbm tinha agendado com ele.. para retirar algumas hiperplasias. Realmente!!! O cara não sabia encontrar as malditas.. precisou de lupa e eu ainda tive que apontar os locais… fora que ele cauterizou além da média.. sempre fiz esse procedimento, nunca tive transtornos, nem passo gel anestésico.. mas ele queimou feio, fez buracos na minha pele… se antes, levava duas semanas p manchinhas sumirem.. levei três meses para cicatrizar tudo.

        Agora tem uma nova que eu vou na semana que vem, está tratando da pele da minha mãe, vamos ver.. gosto de ter, pelo menos, duas opções.

        Os dermatos daqui, quando são excelentes, enveredam para a área de botox, preenchimento.. chato isso!!

        Que bom que gostou.. depois me fale como sobre a proteção dele..

        Bjsss

Os comentários estão desativados.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 624 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto:
- nice8 - price6